Ecommerce como começar? Se você está interessado em começar um e-commerce (comércio eletrônico), precisa entender quais são os benefícios, a estrutura básica de um e-commerce, e até mesmo os KPIs (Indicadores-Chave de Performance) que te ajudarão neste novo empreendimento.
Há algumas etapas fundamentais para criar sua própria plataforma de venda online: desde uma escolha da estrutura certa até os benefícios oferecidos pelo seu novo negócio digital.
Além disso, há habilidades necessárias para obter êxito na jornada do novo empreendimento; assim como também existem métodos específicos para acelerar o crescimento do seu projeto.
Para atingir as metas estabelecidas, será importante monitorar diversos KPIs (Indicadores Chave de Performance).
Falaremos tudo neste post sobre como começar no e-commerce.
Conteúdos
O que é ecommerce?
Ecommerce é o processo de venda de produtos ou serviços online, através da internet, ou melhor, através de uma plataforma digital na internet. É uma forma cada vez mais popular de negócios, pois permite ao empreendedor alcançar um público maior e expandir seus negócios para além das fronteiras geográficas.
Com o avanço da tecnologia, os consumidores têm à sua disposição diversas opções para comprar produtos e serviços sem sacrificar o conforto da sua casa.
Uma estrutura básica do comércio eletrônico inclui: loja virtual (ou site), meios de pagamento (processadores de pagamento), sistema logístico que “conversam” com as transportadoras para entregar os pedidos dos clientes e ferramentas digitais que permitem gerenciar as vendas feitas na loja virtual.
A parte visual da loja virtual é desenvolvida por designers gráficos especializados em design web responsivo – isto significa que ela tem um layout adaptado a qualquer tipo de dispositivo usado pelo comprador (celular, tablet, etc).
Mas não se preocupe, existem também opções prontas, chamadas de “temas”, que podem ser utilizadas por aqueles que desejam economizar tempo e não querem desenvolver a loja virtual do zero.
Benefícios de um e-commerce
Investimento Inicial Menor
Começando pelo investimento inicial menor. Ao abrir uma loja virtual, você não precisa arcar com os altos custos de aluguel de um espaço comercial e pode começar a vender seus produtos ou serviços com um investimento inicial significativamente menor.
Temos opções de plataformas como a Nuvemshop que você pode começar a sua loja online gratuitamente. (Clique aqui e crie a sua loja na nuvemshop)
Vendas 24/7
Possibilidade de vender 24 horas por dia, 7 dias por semana, seus clientes podem comprar seus produtos ou serviço a qualquer momento, sem precisar se preocupar com horários de funcionamento ou feriados.
Automação de Tarefas Manuais
Uma vez configurado, um site de comércio eletrônico pode automatizar muitas tarefas manuais, como processamento de pagamentos, envio de confirmações de pedidos e geração de relatórios.
Isso significa que você pode se concentrar em outras áreas do negócio sem se preocupar com essas tarefas.
Metrificação de Desempenho
Talvez esse seja um dos pontos mais importantes quando falamos de benefícios que o e-commerce oferece para uma empresa.
Tarefas simples como a contagem de quantas pessoas entraram no seu negócio local, é necessário ter uma pessoa ou equipe responsável para fazer essa contagem, e muitas vezes ainda corremos risco de a informação ter erro.
Com um e-commerce, é fácil medir e analisar dados importantes, como taxas de conversão, número de visitas e rendimentos, totalmente automático. Isso permite que você acompanhe o desempenho do negócio e faça ajustes para focar e melhorar as vendas.
Canal de Venda Escalável
Para aqueles que já possuem negócios físicos, ter uma loja virtual pode ser uma excelente maneira de alavancar as operações e aumentar exponencialmente as vendas sem precisar desistir de sua presença física.
Com o e-commerce, a sua empresa pode ter liberdade de fazer negócios com qualquer pessoa do mundo, você pode facilmente configurar diferentes tipos de moedas que a sua empresa aceita, e oferecer seus produtos ou serviços para o mundo inteiro.
Habilidades necessárias para começar e-commerce
Começar um e-commerce pode parecer desafiador, mas com a vontade de aprender e as habilidades certas, com certeza o sucesso virá.
Algumas habilidades que você precisará desenvolver para iniciar e gerenciar um negócio de e-commerce são:
Marketing Digital
Devemos lembrar que agora estamos em um mundo digital, e é fundamental compreender as estratégias de marketing digital como SEO, mídias sociais, e-mail marketing e anúncios pagos. Isso ajudará você a alcançar seu público-alvo e aumentar sua base de clientes.
Design
Não é necessário se formar em design gráfico, mas é imprescindível ter a habilidade de deixar a sua loja com uma identidade profissional.
Como o avanço da tecnologia, está cada vez mais fácil começar no e-commerce, e a primeira impressão é muito importante para conseguir chamar a atenção do cliente.
Gestão e Análise de Dados
A pior coisa que pode acontecer é quebrar a confiança do cliente, uma boa gestão resulta em uma boa experiência de compra do usuário.
Existem ferramentas que podem ajudar no processo de gestão de estoque, finanças, cadastros de produtos entre outras funcionalidades, o famoso ERP.
Saber como configurar e analisar os dados extraídos é importantíssimo para que o seu e-commerce funcione sem nenhum problema.
Comunicação
Como qualquer negócio, é importante ter boas habilidades de comunicação para se comunicar com seus clientes, fornecedores e equipe. Isso inclui saber como responder às dúvidas dos clientes, como achar a solução ideal para o seu público e como se comunicar de forma clara e eficaz.
Resolução de Problemas
Problemas podem surgir a qualquer momento, e como empreendedor, é importante saber como lidar com eles.
Podem acontecer problemas com fretes, problemas técnicos do seu site, reclamações dos clientes, você deverá ter a habilidade de conseguir manter a cabeça fria e achar as melhores soluções para que seu negócio esteja sempre funcionando corretamente.
Conhecimento da Plataforma
Se você escolheu a sua plataforma de e-commerce, agora é hora de estudar a fundo as funcionalidades dela, muitas plataformas contam com suporte ou até mesmo uma base de conhecimento para encontrar soluções de problemas ou explicação de funcionamento da plataforma.
Conhecer bem a sua plataforma pode te economizar tempo e dor de cabeça para manter a sua operação o mais automatizada e fluida possível.
Estrutura de um e-commerce
Existem elementos que são imprescindíveis para o funcionamento de um e-commerce, elas formam uma estrutura básica para que a sua loja virtual consiga estar operando e garantir que os clientes tenham uma experiência de compra boa.
Hospedagem
A hospedagem é o espaço onde o seu site será armazenado. Existem várias opções de hospedagem, como compartilhada, dedicada e na nuvem. É importante escolher uma opção que atenda às suas necessidades e que possa crescer junto com a sua loja virtual.
Domínio
O domínio é o endereço eletrônico do seu site, o famoso “www”. Escolha um nome de domínio que seja fácil de lembrar e que seja relevante para o seu negócio.
Plataforma de E-commerce
A plataforma é a base da sua loja virtual. Existem várias opções de plataformas, cada uma tem suas próprias vantagens e desvantagens, mas em geral, recomendamos para código aberto utilizar WordPress, e para plataformas oferecidas por empresas especializadas a Nuvemshop.
Processador de Pagamento
É a forma como os clientes irão pagar pelos seus produtos ou serviços. Temos empresas como MercadoPago, PagSeguro, Pagar.me entre outros.
Parceiros Logísticos
Se você está vendendo um produto físico, então com certeza é importante achar parceiros que transportem produtos do seu segmento e que tenham uma confiabilidade, mas em geral o Correios irá conseguir atender 99% dos segmentos.
E-mail Profissional
Parece uma coisa boba, mas é importantíssimo para agregar credibilidade à sua loja, isso dará uma imagem mais profissional e confiável para os seus clientes.
Ferramentas Importantes
Além dos elementos que formam a estrutura básica de um e-commerce, existem outras ferramentas e recursos que podem ser adicionados, essas ferramentas não impedem do e-commerce de funcionar, mas com elas você conseguira ter dados importantes para a sua operação.
Google Analytics
Google Analytics é uma ferramenta gratuita de análise de dados do Google, ela permite que os usuários rastreiem e analisem o tráfego de seus sites, para criar uma conta basta ter um e-mail no google e clicar aqui.
Ele fornece informações sobre o comportamento dos visitantes, como quantas pessoas estão visitando o site, de onde elas vêm e quais páginas elas estão acessando.
Para usuários mais avançado ele também possibilita acompanhar informações de como as campanhas de marketing estão performando e fornece relatórios personalizáveis tanto para o desempenho geral do site quanto para ações específicas, como conversões, fluxo de usuários, entre outros.
As plataformas de e-commerce normalmente já possuem integração com ela, mas antes de escolher uma plataforma é importante se certificar que é possível configurar o Google Analytics nela.
Sistema ERP
ERP (Enterprise Resource Planning) é um sistema que integra e gerencia todas as áreas funcionais de uma empresa como financeiro, vendas, compras, estoque.
Ele permite automatizar fluxos de trabalho como cadastro de cliente, emissão de nota fiscal, reserva de estoque quando uma compra ainda não for confirmada o pagamento, relatório de estoque, cadastro de centro de custo entre outros.
Para um e-commerce, é muito importante o ERP ter integração com a sua plataforma, por isso recomendamos o Bling, ela é um ERP de ótimo custo-benefício como planos a partir de R$ 30,00 e já possui integração nativa com várias plataformas de e-commerce no mercado.
Clique aqui e cadastre-se no Bling
Ferramenta de E-mail Marketing
Sabe aqueles e-mails que você recebe sobre promoções de produtos, cursos, entre outros, elas são disparadas através de uma ferramenta de e-mail marketing.
Essas ferramentas não servem somente para fazer disparos de e-mail em massa, elas também permitem que você automatize, gerencie e meça campanhas de e-mail marketing.
Você consegue segmentar os clientes de acordo com o histórico de compra ou interesse da pessoa e ter uma comunicação muito mais assertiva, consegue enviar um e-mail automaticamente em situações de abandono de carrinho por exemplo.
Existem várias opções no mercado como a MailChimp, Active Campaign, mas o que recomendamos é a RD Station.
Redes Sociais
As redes sociais podem ser uma ferramenta valiosa para um e-commerce, elas permitem que as empresas se conectem com seus clientes e potenciais clientes, construam relacionamentos e aumentem a sua presença online.
Dependendo do segmento, é necessário verificar se o público está na plataforma de rede social escolhida, mas em geral as redes sociais mais comum são Instagram, TikTok e Facebook.
Escolhendo a Plataforma de E-commerce:
A escolha de uma plataforma de e-commerce pode ser um dos fatores de você ter sucesso ou não na operação, e quando falamos de plataformas de e-commerce, podemos dividir elas em duas principais categorias, Open Source (Código Aberto) e SaaS (Software as a Service)
Resumidamente, as plataformas de código aberto oferecem mais liberdade às empresas, podendo modificar de acordo com as necessidades, porém da mesma forma toda a responsabilidade de segurança e funcionamento é da empresa.
As plataformas SaaS por outro lado são software fornecido como um serviço pelas empresas especializadas, isso significa que as empresas não precisam baixar ou instalar em seus próprios servidores, e toda a estrutura de e-commerce é fornecida pelo fornecedor do SaaS.
Exemplos de Plataformas Open Source:
- WordPress / WooCommerce (Confira nossa guia de WordPress)
- Magento
Exemplos de Plataformas SaaS:
- Nuvemshop
- Loja Integrada
- Tray Commerce
Se você esta iniciando no e-commerce, recomendamos que escolha uma plataforma SaaS para não se preocupar em estruturar toda a base do seu e-commerce e poder focar no que é importante nesta fase, vendas.
A escolha da plataforma de e-commerce ideal não é somente verificar as funcionalidades que a plataforma oferece, mas sim como ela consegue se “comunicar” com toda a sua operação.
Definindo suas necessidades
Antes de decidir qual plataforma contratar, é importante definir primeiramente as suas necessidades como, quantidade de produtos que irão ser cadastrado, formas de pagamentos, orçamento que você tem disponível.
Isso economizará muito tempo na hora de escolher a plataforma de e-commerce ideal para você.
Avalie a facilidade de uso
Geralmente as plataformas SaaS oferecerem planos gratuitos ou período de teste, é muito importante o responsável conseguir entender as funcionalidades da plataforma.
Faça teste de cadastro de categorias, produtos, verifique se as funcionalidades básicas da plataforma conseguem te atender, se você trabalha com uma equipe, pegue feedback das pessoas que vão estar diretamente na operação.
Segurança
A segurança é uma preocupação importante para qualquer loja, certifique-se de que a plataforma escolhida oferece segurança adequada para proteger dados dos clientes.
Considere a Escalabilidade
Faça projeção de como a sua operação estará daqui a um ano, e verifique se a plataforma consegue ou não acompanhar o crescimento da empresa.
A mudança de plataforma é um trabalho que pode impactar muito no seu ranqueamento no Google, a melhor forma de evitar isso é verificando já no começo se a plataforma consegue manter a mesma qualidade nas funcionalidades à medida que a sua loja cresce.
Suporte
Como é o suporte dessa plataforma? pesquise na internet avaliações de usuários dela, veja as reclamações dela no Reclame Aqui.
A plataforma possui algum base de conhecimento para você conseguir aprender a configurar e operar a plataforma sem precisar de ajuda de atendimento?
Integração com outras ferramentas
Talvez essa seja a parte mais importante quando vamos escolher uma plataforma.
Se você escolher uma plataforma e ela não oferece integração com o seu ERP por exemplo, isso pode causar um grande impacto no dia-dia da e você acabar realizando muitos trabalhos manuais.
A plataforma consegue fazer integração com as ferramentas importante do seu e-commerce?
É muito importante listar as ferramentas que irão ser utilizadas, e entrar em contato com a plataforma para verificar se existe ou não as integrações.
Quais Indicadores (KPI) devo monitorar?
A beleza do e-commerce está em você conseguir metrificar tudo e conseguir fazer planos para melhorar o desempenho do seu projeto, alguns dos principais indicadores-chave de desempenho (KPIs) que você deve acompanhar para garantir o sucesso do seu e-commerce são:
- Tráfego: É importante saber quantas pessoas estão visitando o seu site e de onde elas estão vindo. Isso ajuda entender o seu público e identificar quais fontes de tráfego estão trazendo mais clientes.
- Taxa de Conversão: A taxa de conversão é a medida de quantas visitas do seu site se transformam em compras. Este KPI é essencial para medir o sucesso do seu site e identificar pontos de melhoria.
- Ticket Médio: O ticket médio é a medida de valor das compras realizadas no seu e-commerce, ela serve para avaliar a rentabilidade do seu negócio e analisar quais produtos ou serviços estão gerando mais receita.
- Taxa de Rejeição: A taxa de rejeição é a medida de quantas pessoas estão deixando o seu site sem realizar nenhuma ação, muito importante para entender se a sua oferta está de acordo ou não com a expectativa do cliente, ou se a página tem algum erro fazendo com que o usuário saia dela.
Esses são alguns dos principais KPIs que você deve considerar para garantir o sucesso do seu e-commerce.
Para conseguir aplicar estratégias e obter resultados significativos, é importante monitorar esses KPIs sempre e agir de acordo com os dados obtidos.
Entenda a fórmula do faturamento neste artigo, clique aqui.
Conclusão
De acordo com dados atuais, cerca de 4,9 bilhões de pessoas têm acesso à internet em todo o mundo. Isso representa cerca de 60% da população mundial.
Com esse alto número de pessoas conectadas, o e-commerce pode ser uma ótima opção para empresas que desejam expandir seus negócios e alcançar novos clientes.
No entanto, é importante lembrar que para ter sucesso no e-commerce, é necessário planejar e estruturar bem o projeto, a fim de garantir que a empresa tenha o foco em coisas mais importantes, como vendas.
Além disso, é essencial acompanhar os KPIs (Indicadores-chave de desempenho) para garantir que os objetivos da empresa sejam alcançados.
Tendo estes conhecimentos básicos, você com certeza conseguirá levar a sua operação para outro patamar!
Muito detalhado, parabéns!